Conhecer para entender e entender para incluir.

Erro
  • Unable to load Cache Storage: database
  • Unable to load Cache Storage: database
  • Unable to load Cache Storage: database
  • Unable to load Cache Storage: database

Dificuldades Sensoriais

Muitas crianças com TEA, reagem de formas incomuns ao mundo ao seu redor. Isto acontece porque elas podem não sentir as coisas da mesma forma que você e eu, Seu filho pode hipersensível a certas sensações, o que significa que uma pequena quantidade da sensação pode estimulá-lo intensamente.

Se a criança é hipersensível, ela pode se afligir e tentar evitar as sensações que o incomodam. Por exemplo: Uma criança hipersensível ao som de um aspirador de pó, por isso cobre os ouvidos para bloquear o barulho.

Ao mesmo tempo, uma criança pode ser hiposensível a certas sensações e buscá-las, porque é necessária uma grande quantidade da sensação para estimulá-la. Crianças que são hipossensíveis ao movimento são particularmente ativas, porque correm de um lado para o outro, balançam o tronco ou pulam buscando provocar sensações que precisam. Por outro lado, há crianças que são hipossensíveis às sensações, e mesmo assim são passivas. Elas mal reagem ao mundo à sua volta, porque não estão obtendo estímulos suficientes.

É possível que uma criança tenha reações contraditórias às sensações - ela pode ser hipersensível a algumas e hipossensível a outras. Muitas crianças com TEA são hispossensíveis à fala e não respondem a ela, muito embora outros sons as incomodem. Vai ser difícil que a criança preste atenção ao que os outros dizem, se ela tiver dificuldades em ouvir sons da fala.

AMA-Ba - Associação de Amigos do Autista da Bahia

Copyright © 2015.Todos os Direitos Reservados.