Conhecer para entender e entender para incluir.

Erro
  • Unable to load Cache Storage: database
  • Unable to load Cache Storage: database
  • Unable to load Cache Storage: database
  • Unable to load Cache Storage: database

Currículo

Currículo de Construção Cognitiva

O Currículo de Construção Cognitiva depende da qualidade de intervenção do mediador, da sua pedagogia, da forma como cria certas formas de percepção, de busca, de exploração e de isolamento de dados relevantes ou irrelevantes, de novos processos que produzem efeitos no organismo do sujeito mediado, orientando-o na direção de níveis mais elevados de sensibilidade e de cognitividade.

Currículo:

  • É o conjunto de experiências de aprendizagem planejada e patrocinada pela escola (Jameson- Hicks);
  • São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria (Ragan);
  • São as atividades através das quais o aluno aprende (Hounston).

Construção:

  • Ação, efeito, modo ou arte de construir;
  • Dar estrutura, edificar, organizar, fazer construção.

Cognição: Ato de conhecer ou adquirir um conhecimento.

O Currículo de Construção Cognitiva é formado por cinco pilares:

  1. Fase de Registro;
  2. Fase de Diagnóstico;
  3. Fase de Estruturação do trabalho;
  4. Fase de Estruturação do Currículo de Construção Cognitiva;
  5. Avaliação dos conteúdos já adquiridos para aquisição de novos.

 

Fase I - Registro

Observação de:

  • Ações;
  • Reações;
  • Humor;
  • Respostas positivas e negativas;
  • Corpo/primeira linguagem;Verbal e não verbal;
  • Gestos (auto-agressão/heteroagressão);
  • Resposta ao ambiente.

 

Fase II - de Diagnóstico

  • Decodificação de cada ação que foi observada na fase I.

 

Fase III - Estruturação do Trabalho:

  • Espaço físico que iniciará o trabalho;
  • Mesa ou chão?
  • Atividades específicas que serão utilizadas;
  • Seleção dos conteúdos;
  • Presença da mãe ou familiares;
  • Tempo de durabilidade das atividades;
  • Quais as atividades que serão realizadas com o aluno.

 

Fase IV - Estruturação do Currículo de Construção Cognitiva:

  • Todos os conteúdos que serão trabalhados;
  • Elaboração dos recursos a partir do conteúdo;
  • Início dos Trabalhos;
  • Observações de Evolução;
  • Organização das Atividades.

Conteúdos:

  1. Intervenção precoce;
  2. Educação infantil;
  3. Ensino fundamental;
  4. Educação de jovens e adultos–EJA.

 

Fase V - Avaliação dos conteúdos já adquiridos para aquisição de novos:

  • Retorno para as observações iniciais do item (novos registros);
  • Reestruturação dos novos conteúdos;
  • Relatório/Devolutiva para a família.

AMA-Ba - Associação de Amigos do Autista da Bahia

Copyright © 2015.Todos os Direitos Reservados.