Conhecer para entender e entender para incluir.

Erro
  • Unable to load Cache Storage: database
  • Unable to load Cache Storage: database
  • Unable to load Cache Storage: database
  • Unable to load Cache Storage: database

No Brasil

AMA prepara a Jornada de Autismo

Jaraguá do Sul – A Associação de Amigos do Autista de Jaraguá do Sul realiza nos dias 15 e 16 de setembro a 1ª Jornada Jaraguaense e 15ª Jornada Regional de Autismo, no Centro Empresarial. O evento também tem caráter de comemoração, haja vista que no dia 16 a AMA completa 20 anos de criação. A programação inicia no dia 15, às 7h45min, com recepção, cerimônia e apresentação cultural.

Depois acontecem as palestras sobre Síndrome de Asperger, Intervenção Familiar e mesa redonda com o neuropediatra Dr. Egon Frantz e com a psicóloga Léa Marzagão Bering. No período da tarde o psicólogo Felipe Giordi fala sobre aquisição e expansão de linguagem em pessoas com autismo – o que nós podemos fazer e a psicóloga Léa Bering comentará sobre ensino estruturado, o Método Teacch. Na sequência, apresentação sobre a educação especial no município de Jaraguá do Sul e mesa redonda.

No segundo dia, a programação começa às 9h com a palestra Abordagem neuropediátrica do autismo, com o Dr. Rudimar Riesgo. A palestra seguinte sobre Entendendo a pessoa com autismo – contribuições teórico-metodológico e fundamentos para intervenção terá a abordagem do psicólogo Carlo Schmidt, concluindo com mesa redonda. À tarde, a apresentação sobre Atenção e pessoa com autismo na saúde pública – saúde mental do município de Jaraguá do Sul e Os direitos e avanços na atenção a pessoa com autismo.

O evento encerra com a explanação de representante da Associação Brasileira de Autismo e mesa redonda. As vagas para participação são limitadas. O valor é R$ 60,00 a ser confirmado até o dia 10 de setembro. Depois a inscrição sobe para R$ 80,00. A ficha de inscrição e o comprovante de pagamento devem ser encaminhados para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Mais informações pelo telefone 3370-1555.

Fonte: Jornal do Vale Itapocu

Transporte especial para autistas

São Paulo terá que fornecer transporte especial para autistas

O Estado de São Paulo vai ser obrigado a fornecer transporte especializado para pessoas com autismo no trajeto entre a residência e o local onde recebem tratamento. A decisão liminar foi obtida esta semana pela Defensoria Pública de São Paulo. "A pessoa com autismo tem dificuldade de ficar entre muitas pessoas. Elas também podem ter comportamentos que, muitas vezes, não são compreendidos pelos outros e esses comportamentos podem ser aflorados em situação de grande aglomeração, como no metrô e no ônibus", disse a defensora pública Renata Tibyriçá.

A defensora disse que decidiu entrar com uma ação civil pública na Justiça após mães de filhos com autismo relatarem a deficiência na prestação de serviço oferecido, principalmente, por uma entidade conveniada ao Estado instalada na zona leste da capital paulista. A entidade, segundo Renata, atendia 42 pessoas com autismo e apresentava várias deficiências, entre elas, o fato de não separar os pacientes por faixa etária. "O tratamento para uma pessoa com autismo deve ser individualizado ou em grupos que tenham a mesma necessidade", disse.

Em sua decisão, o juiz Henrique Rodriguero Clavisio, da 10ª Vara da Fazenda Pública, declarou ser obrigação do Estado a elaboração de políticas públicas que atendam às necessidades específicas das pessoas com deficiência. "Deve o Estado, além de garantir o acesso à saúde e à educação, também o oferecimento de transporte especial para pessoas portadoras de necessidades especiais", disse o juiz.

Para a defensora, a decisão liminar da Justiça é um passo importante para que o Estado possa começar a pensar em adotar políticas públicas voltadas para os autistas. "Com essa decisão, podemos esperar dias melhores para as pessoas com autismo. Podemos esperar que se comece a olhar e a se pensar na importância de garantir um atendimento adequado a essas pessoas", declarou. Segundo ela, há cerca de 2 milhões de autistas no Brasil, sendo 100 mil só na cidade de São Paulo.

Fonte: Terra

AMA-Ba - Associação de Amigos do Autista da Bahia

Copyright © 2015.Todos os Direitos Reservados.